

Este núcleo foi desativado no final de 2010, pois a Prefeitura Municipal de Curitiba solicitou o local para outra finalidade social. Para dar continuidade ao Esporte em Ação e aproveitar a experiência/capacitação dos professores que atuaram neste projeto trabalhando na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, o Compartilhar está estudando novos lugares para abrir dois novos núcleos.
O Núcleo Vila Torres - Curitiba/PR foi criado em 2005 para oferecer a crianças e adolescentes a oportunidade da prática esportiva de diversas modalidades, mesclada com atividades complementares de apoio escolar, saúde e cidadania. Desenvolvido na Praça Plínio Tourinho, o projeto foi realizado numa parceria entre o Instituto Compartilhar, a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).
Nos seus seis anos de funcionamento, até 2011, seu público-alvo foram crianças e adolescentes moradores da comunidade Vila Torres e, preferencialmente, inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Governo Federal, coordenado localmente pela FAS. Para participarem do Peti, os alunos estudavam em um turno e, no contraturno, frequentavam as atividades socioesportivas oferecidas pelo projeto. De acordo com a parceria, os alunos do projeto recebiam apoio escolar e lanche da FAS e praticavam as modalidades oferecidas pelo Instituto Compartilhar (voleibol e futebol de areia) e pela Smel (basquete e futsal). Também eram realizados passeios e atividades complementares de lazer.
Um diferencial do Núcleo Vila Torres foi o trabalho desenvolvido, por três anos, pela psicóloga esportiva Gabriela Vorraber. Ela oferecia assistência constante aos professores, verificando in loco se eles aplicavam os conhecimentos para o desenvolvimento psicossocial dos alunos. A equipe era composta pelo coordenador Fabiano Prado e pelas professoras Evelyn Cristiane Benatto (futebol de areia), Gabrieli Benetti (voleibol) e Soraia Vieira Mota (voleibol).
As responsabilidades e obrigações na parceria do Núcleo Vila Torres - Curitiba/PR do projeto Esporte em Ação são muito bem definidas e garantem o sucesso do projeto. Abaixo as responsabilidades básicas de cada um dos parceiros.
Instituto Compartilhar:
• Coordenar e administrar as atividades esportivas nas modalidades de voleibol, futebol de
areia e capoeira e apoiar as ações sócio-educativas;
• Disponibilizar a metodologia de iniciação ao esporte desenvolvida pelo Instituto Compartilhar;
• Providenciar os equipamentos, materiais esportivos e uniformes para alunos e professores
das modalidades de voleibol, futebol de areia e capoeira;
• Capacitar e efetuar o pagamento do pessoal técnico (coordenador, supervisor, professores
e/ou estagiários) necessário para atuar junto ao projeto nas modalidades de voleibol, futebol de
areia e capoeira;
• Atualizar seu pessoal técnico dentro de novos conceitos pedagógicos e estimular a troca
de informação a respeito da metodologia;
• Apresentar relatórios das suas atividades para prestação de contas e controle das metas
traçadas;
• Apoiar a captação de recursos para sustentabilidade do projeto, inclusive através de novas
parcerias;
• Promover um mínimo de 3 (três) eventos ou ações esportivas envolvendo as crianças participantes
do projeto, fazendo que, pelo menos, 2 (dois) destes eventos trabalhem os valores sociais do esporte.
Prefeitura Municipal de Curitiba:
• Disponibilizar o espaço da Praça Plínio Tourinho para realização das atividades esportivas
sem prejuízo às atividades já desenvolvidas anteriormente no local (Secretaria Municipal de Esporte
e Lazer - SMEL);
• Disponibilizar os professores e estagiários de educação física para as modalidades de basquetebol
e futsal nos horários acordados entre as partes (SMEL);
• Providenciar os equipamentos e materiais esportivos das modalidades de basquetebol e futsal
(SMEL);
• Viabilizar a manutenção das instalações utilizadas nas atividades esportivas tais como iluminação
do ginásio e da cancha de areia;
• Coordenar as ações sócio-educativas (Fundação de Ação Social - FAS);
• Disponibilizar as educadoras, estagiários e pessoal necessário para o atendimento adequado
das crianças e os adolescentes assistidos, bem como de suas famílias (FAS);
• Cadastrar, encaminhar e acompanhar as crianças e os adolescentes assistidos, bem como, suas
famílias (FAS);
• Motivar e encaminhar as crianças e adolescentes participantes do PETI para participar das
atividades esportivas previstas no projeto (FAS);
• Realizar o acompanhamento escolar das crianças e adolescentes relativos à freqüência e evolução
do desempenho das notas durante o ano (FAS);
• Realizar junto com os pais e/ou responsáveis, uma pesquisa relacionada ao comportamento
das crianças e adolescentes antes, durante e depois de participarem do projeto. Os questionários
deverão ser entregues no início e ao final do ano para comparação (FAS);
• Viabilizar o fornecimento de lanche para as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto
(FAS);
• Realizar, pelo menos, 03 (três) ações ou atividades complementares durante cada semestre
(FAS).